A falta de investimentos do governo
federal no modal hidroviário levou o setor a um ponto crítico neste ano, com o
acirramento da estiagem na região coberta pela hidrovia Tietê-Paraná, que está
praticamente desativada desde maio. Com a inviabilidade da utilização do canal
de navegação, grande parte da produção agrícola exportada pelo Porto de Santos
tem deixado de utilizar as barcaças que percorrem o rio Tietê para seguir por
caminhões.
Com isso, a infraestrutura rodoviária
do Estado – que está no nível de países desenvolvidos – está sendo cada vez
mais sobrecarregada com o aumento da quantidade de veículos pesados em suas
rodovias. O resultado disso é o aumento das emissões de gases de efeito estufa,
com prejuízos à saúde pública, e o crescimento do número de acidentes nas
estradas. Sem contar os já conhecidos problemas viários que o excesso de
caminhões causa nas vias de acesso ao porto.
Segundo números da Agência Nacional de
transportes Aquaviários (Antaq), em 2013, a hidrovia Tietê-Paraná transportou
2,3 milhões de toneladas, o que equivale a 51.900 carretas com capacidade para
transportar 45 toneladas cada. É óbvio que esse volume irá para as estradas
neste ano, aumentando os custos de transportee encarecendo os produtos
exportados.
Como se sabe, o custo do frete da
produção tem sido o grande vilão do agronegócio brasileiro, que só não cresce
mais por falta de uma matriz de transporte moderna que contemple de maneira
equilibrada os modais no escoamento da safra. Segundo cálculos do Ministério da
Agricultura, a logística representa de R$ 13 a R$ 18 do custo por saca da soja
produzida no País. Ora, isso se tem dado porque o governo acordou só agora para
a necessidade de atrair investimentos estrangeiros para acelerar o crescimento
do segmento.
No caso do modal ferroviário, a
situação é igualmente crítica. Se não houver uma flexibilização na legislação
para atrair investidores estrangeiros, a infraestrutura ferroviária vai
continuar defasada e sem condições de contribuir para o desafogo das rodovias.
Postado por: Aylson
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