sábado, 15 de novembro de 2014

Hidrovia Araguaia Tocantins

Edital para derrocamento do Pedral do Lourenço é lançado.
O governador Simão Jatene frisou que a retirada do pedral, abrindo a hidrovia Araguaia-Tocantins, vai beneficiar o Pará e outras regiões do Brasil

O anúncio oficial da abertura da licitação para as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, para viabilizar a Hidrovia Araguaia-Tocantins, foi feito no município de Marabá (sudeste paraense), pela presidente Dilma Rousseff, na presença de ministros e outras autoridades federais, estaduais e municipais, além de parlamentares. Na solenidade, a presidente entregou ainda 110 máquinas, entre caminhões e motoniveladoras, para 89 municípios paraenses, destinados à manutenção de estradas vicinais.
Em seu pronunciamento, a presidente Dilma Rousseff destacou o respeito e o diálogo que vêm marcando as relações institucionais. “Na democracia, temos diferenças de visões políticas, mas todos nós devemos conviver de forma harmônica”, disse a presidente, ao afirmar que a determinação em trabalhar em favor do Pará, e do Brasil, é conjunta. “Esta licitação que hoje estamos lançando é fruto disso. Foram todas as lideranças que lutaram, que foram lutadores por essa questão do Pedral do Lourenço”, reiterou Dilma Rousseff.
Em 2011, as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço foram suspensas e, desde então, o Governo do Pará, as bancadas federal e estadual, e lideranças dos trabalhadores e do setor produtivo vêm realizando reuniões e solicitando maior agilidade na retomada da obra. O derrocamento é um procedimento para retirada de um conjunto de pedras, que se estende por quase 43 quilômetros, ao longo do Rio Tocantins.
Por conta desse obstáculo natural, a navegação é impedida de ser realizada durante todo o ano, inviabilizando a hidrovia como modal de transporte para escoar a produção, principalmente de grãos, do Norte e do Centro-Oeste brasileiro.

Para a Hidrovia Araguaia-Tocantins ser utilizada plenamente, portanto, é preciso não apenas as Eclusas de Tucuruí, já inauguradas, mas também o derrocamento do Pedral do Lourenço.

Postado por : Fabio Luiz

Pesquisado em:
Agência Pará de Notícias 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !