Hidrovia interior ou via navegável interior são denominações comum para os rios, lagos ou lagoas navegáveis.
Entrementes, à falta de expressões
como hidrovias interiores artificiais, para denominar aquelas que não eram
navegáveis e que adquiriram essa condição em função de obras de engenharia, e
hidrovias interiores melhoradas, para caracterizar as que tiveram suas
condições de navegação ampliadas, usa-se genericamente a expressão hidrovias
interiores para designar as vias navegáveis interiores que foram balizadas e
sinalizadas para uma determinada embarcação tipo, isto é, àquelas que oferecem
boas condições de segurança às embarcações, suas cargas e passageiros ou
tripulantes e que dispõem de cartas de navegação.
Deve ser observado que balizamento
de uma via aquática é entendido como sendo basicamente as bóias de auxílio à
navegação, que demarcam o canal de navegação, e como sinalização, as placas
colocadas nas margens dos rios para orientação dos navegantes. As cartas de
navegação são mapas delimitadores das rotas de navegação.
Como existem estradas de rodagem
carroçáveis, não pavimentadas, pavimentadas e rodovias, existem rios
flutuáveis, de navegação rudimentar, francamente navegáveis e hidrovias.
Podemos aproveitar as rodovias
para, fazendo um paralelismo, caracterizar alguns conceitos hidroviários, como
mostrado;
O balizamento das hidrovias
corresponde às faixas que são longitudinalmente pintadas nos pavimentos das
rodovias;
·
A sinalização de margem das
hidrovias pode ser associada às placas que são colocadas às margens das
rodovias e que são conhecidas como sinais de trânsito;
·
Como os canais de navegação não são
materializáveis e as pistas de rolamento das rodovias sim, as hidrovias
requerem cartas de navegação para proporcionar segurança às embarcações;
·
As rodovias são projetadas para um
determinado veículo rodoviário, isto é, para um veículo tipo. As pontes são
projetadas considerando que esse veículo tipo tenha no máximo " x "
toneladas; os vãos sob os viadutos e passarelas ou os túneis, que esse veículo
tenha no máximo " y " metros de altura; e assim por diante. Nas
hidrovias, o mesmo se sucede com as embarcações tipo.
Mister se faz ressaltar que
embarcação tipo é um artifício de projeto e não condicionante à confecção de
embarcações, pelo menos no conjunto de suas características. A embarcação tipo
é uma abstração que reúne as características para as quais a hidrovia é
projetada, ou seja, ela é projetada para um comprimento " x " de
embarcação, para uma boca " y " e para um calado máximo " z
", sendo este para a situação de águas mínimas, que concomitantemente
definem uma embarcação hipotética chamada tipo.
No que se refere às dimensões,
pode-se dizer que as embarcações que serão lançadas e que navegarão na hidrovia
em voga devem ter no máximo o comprimento e a largura (boca) da embarcação tipo
e que, no que alude a calados, em condições de águas mínimas, deve navegar com
calado no máximo igual ao da embarcação tipo.
Finalizando, cabe informar que
existem hidrovias interiores de tráfego apenas diurno e as franqueadas à
navegação noturna, em função do tipo de balizamento e de sinalização adotados.
Postado por: Fabio Luiz
Pesquisado em:
http://www.transportes.gov.br/conteudo/764
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