sábado, 13 de setembro de 2014

Hidrovia Paraná-Tietê demanda R$ 13,5 bi para melhoramentos até 2025.

Embarcações:

O Estudo de Viabilidade Técnico, Econômica e Ambiental (Evtea) do plano de melhoramento da hidrovia do Paraná-Tietê, apresentado na manhã desta terça-feira (9), em Campo Grande, pelo superintendente da Administração da Hidrovia do Paraná (Ahrana),  Antonio Badih Chehin, prevê a necessidade de investimento de R$ 13,5 bilhões pelo governo federal até 2025, para modernizar e ampliar a estrutura existente na via, incrementando sua navegabilidade e o volume de cargas escoadas. A apresentação ocorreu durante seminário promovido pela Federação das Industrias de Mato Grosso do Sul (Fiems).

O superintendente destacou também que o poder público ao fazer os investimentos necessários e melhorar as condições de navegabilidade da hidrovia vai atrair o investimento privado, principalmente para a construção de terminais intermodais de carga. O gestor citou ainda que a Taxa Interna de Retorno (TIR) apurada no Evtea foi de 11,94% com a implementação do plano de melhoria na hidrovia, o que representa um índice muito bom para investimentos tanto para o setor público quanto para o privado.

Já o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, destacou a importância de melhorar a navegabilidade da hidrovia Paraná-Tietê e ampliar o seu uso, mas ressaltou que para Mato Grosso do Sul aumentar a competitividade de seus produtos agrícolas e industriais é preciso investir na intermodalidade.

“Precisamos melhorar o que já temos, como está ocorrendo com a duplicação da BR-163. Da mesma forma devemos melhorar a infraestrutura da hidrovia Paraná-Tietê, da hidrovia do Paraguai, da malha ferroviária oeste e integrá-las cada vez mais. Também são necessários novos investimentos e projetos. Somente com isso vamos reduzir nossos custos e oferecer produtos com preços mais atrativos. Não adianta somente atrairmos novas empresas para o estado, precisamos de estrutura logística para escoar a produção dessas empresas”, concluiu.


Postado por:  Rodolfo

Pesquisado em:

g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2014/09/hidrovia-parana-tiete-demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !