Frota
Mundial
A
maioria das viagens ainda é feita por ferries tradicionais:
As
distâncias raramente ultrapassam 10 milhas náuticas
As
rotas são, geralmente, travessias de rios, lagos ou baías,
Velocidade
típica de serviço: 10 – 12 nós
Grande
crescimento das fast ferries:
Transporte
mínimo de 40 pessoas (ou peso equivalente)
Velocidade
de pelo menos 25 nós
Predominância
do catamarã (tipo de embarcação)
Embarcações
de alto custo.
Situação
no Brasil
No Brasil o transporte rodoviário é responsável por
96,02% da movimentação de passageiros. Quase todas as cidades brasileiras, que
possuem sistemas de transporte coletivo, apoiam-se parcialmente nesse modal
para efetuar o transporte. Rio de Janeiro é a principal cidade em número de
passageiros transportados nas hidrovias com 56,6% do total.
Os
serviços de transporte hidroviário urbano de passageiros no Brasil são prestados
majoritariamente em aglomerados urbanos localizados na orla marítima do
Sudeste/Nordeste e na bacia amazônica;
Os
sistemas urbanos mais destacados são: Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Aracajú
e Vitória;
Rio
de Janeiro e Salvador – ferries convencionais e fast ferries em operação complementar
(atingem camadas diferentes - de mais alto poder aquisitivo)
Todas
as linhas são operadas por empresas privadas.
Houve
uma perda acentuada de passageiros do hidroviário, devido a própria deterioração
dos serviços e a concorrência dos outros modais.
Postado por: Aylson
Pesquisado em:
BNDES - CADERNO DE INFRA-ESTRUTURA – Transporte Hidroviário Urbano de Passageiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário !