quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Situação da hidrovia no Brasil

Frota Mundial

A maioria das viagens ainda é feita por ferries tradicionais:
As distâncias raramente ultrapassam 10 milhas náuticas
As rotas são, geralmente, travessias de rios, lagos ou baías,
Velocidade típica de serviço: 10 – 12 nós
Grande crescimento das fast ferries:
Transporte mínimo de 40 pessoas (ou peso equivalente)
Velocidade de pelo menos 25 nós
Predominância do catamarã (tipo de embarcação)
Embarcações de alto custo.


Situação no Brasil

No Brasil o transporte rodoviário é responsável por 96,02% da movimentação de passageiros. Quase todas as cidades brasileiras, que possuem sistemas de transporte coletivo, apoiam-se parcialmente nesse modal para efetuar o transporte. Rio de Janeiro é a principal cidade em número de passageiros transportados nas hidrovias com 56,6% do total.
Os serviços de transporte hidroviário urbano de passageiros no Brasil são prestados majoritariamente em aglomerados urbanos localizados na orla marítima do Sudeste/Nordeste e na bacia amazônica;
Os sistemas urbanos mais destacados são: Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Aracajú e Vitória;
Rio de Janeiro e Salvador – ferries convencionais e fast ferries em operação complementar (atingem camadas diferentes - de mais alto poder aquisitivo)
Todas as linhas são operadas por empresas privadas.

Houve uma perda acentuada de passageiros do hidroviário, devido a própria deterioração dos serviços e a concorrência dos outros modais.


Postado por: Aylson

Pesquisado em:
BNDES - CADERNO DE INFRA-ESTRUTURA – Transporte Hidroviário Urbano de Passageiros

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